‘Bingo musical’ transforma rotina de pacientes internados no anexo do HE de Macapá
A Fundação de Saúde do Amapá realizou, na quinta-feira, 23, um “bingo musical” como parte de uma atividade terapêutica destinada aos pacientes internados há mais tempo no anexo do Hospital de Emergência (HE) de Macapá. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de lazer e aliviar a tensão da rotina hospitalar.
Conduzida pela psicóloga Ana Araújo, a dinâmica incluiu músicas que embalaram a interação, enquanto os participantes marcavam as pedras sorteadas. Seu Antônio da Gama Souza, em tratamento há cinco dias contra osteomielite, destacou os benefícios da atividade. “Ficar só deitado em um leito deixa a cabeça pesada, pensando em coisas ruins. Com isso, a gente se sente mais leve e se distrai, o que ajuda muito no psicológico”, afirmou.
O bingo musical integra um conjunto de projetos terapêuticos implementados pela Fundação de Saúde há seis meses. Além dele, os pacientes também participam de musicoterapia, tardes de jogos, atividades com quebra-cabeças e rodas de conversa.
Devido ao sucesso dessas ações, a Fundação planeja expandir o programa, incluindo oficinas de máscaras para o carnaval e sessões de cinema para os pacientes. “Desde o início, nosso objetivo tem sido proporcionar momentos de distração e bem-estar, humanizando a rotina hospitalar”, ressaltou a psicóloga Ana Araújo.
Fotos: Rodrigo Abreu/Sesa