Polícia Civil indicia três pessoas de AL que aplicavam golpes se passando por concessionária de energia do AP
Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Amapá, por meio da 9ª Delegacia de Polícia da Capital, indiciou três pessoas do estado de Alagoas pelos crimes de associação criminosa e estelionato.
As investigações apontaram que os suspeitos utilizavam uma estratégia fraudulenta conhecida como “ataque homográfico” para enganar vítimas que tentavam pagar boletos de energia elétrica em estados das regiões Norte e Nordeste.
Os criminosos criaram um domínio eletrônico com caracteres e grafia semelhantes ao da concessionária de energia, contratando serviços para priorizar o site em pesquisas na internet. Dessa forma, conseguiam atrair vítimas e gerar boletos falsos das prestadoras. As pessoas pagavam esses boletos acreditando estar quitando suas contas de energia, mas o dinheiro era desviado, causando prejuízos significativos.
Segundo o delegado Nixon Kenedy, titular da 9ª Delegacia de Polícia, os infratores atuavam em conjunto, com divisão de tarefas. Alguns desenvolviam as estratégias fraudulentas, enquanto outros cediam contas bancárias para receber os valores obtidos ilegalmente.
As vítimas só descobriam o golpe quando tinham o fornecimento de energia suspenso, sendo obrigadas a registrar ocorrência policial.
A Polícia Civil alerta os consumidores a verificarem cuidadosamente os dados dos boletos antes do pagamento, conferindo o site oficial da empresa e desconfiando de valores destinados a contas de pessoas físicas.
Fotos: PC/Reprodução