Amapá tem 1.890 beneficiários do BPC com pagamentos bloqueados; veja como regularizar

No Amapá, 1.890 pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão com o pagamento bloqueado devido à ausência de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Para desbloquear o benefício, os afetados podem ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 do INSS e solicitar a liberação, que ocorre em até 72 horas.

Após o contato, inicia-se o prazo de 30 dias para que o beneficiário regularize sua situação no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município onde mora. A falta de atualização cadastral dentro do prazo levará à suspensão definitiva do benefício.

Revisão de cadastros

Desde agosto, o INSS está revisando as informações de beneficiários que:

  • Estão sem inscrição no CadÚnico;
  • Não atualizam seus dados há mais de 48 meses.

A inscrição e a atualização do CadÚnico devem ser feitas exclusivamente no Cras do município de residência.

O que é o BPC e quem tem direito

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), assegura um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo (R$ 353).

Principais características:

  • Não é aposentadoria;
  • Não exige contribuição prévia ao INSS;
  • Não inclui 13º salário ou pensão por morte.

Passo a passo para regularizar o BPC:

  1. Verificar a situação: Consulte pelo site do INSS ou entre em contato com a Central 135.
  2. Solicitar desbloqueio: Após o contato, o pagamento será liberado temporariamente.
  3. Regularizar o CadÚnico: Procure o Cras para fazer a inscrição ou atualização dos dados.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, enquanto o INSS é responsável pela operacionalização do benefício. Beneficiários devem estar atentos às regras para garantir a continuidade do pagamento.

Foto: INSS/Reprodução