Josiel Alcolumbre destaca desenvolvimento sustentável do Amapá na COP29
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, participou da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão. Em sua fala, enfatizou a importância de alinhar o potencial econômico da produção de petróleo no estado a uma abordagem inclusiva e sustentável.
Em entrevista a Band News, Josiel destacou que a exploração de petróleo pode transformar a economia do Amapá, mas alertou para a necessidade de capacitar pequenos negócios para que participem dessa cadeia produtiva e de garantir que os empregos gerados beneficiem diretamente os amapaenses.
“Essa nova dinâmica econômica deve ser equilibrada com o respeito ao meio ambiente. Acredito em um Amapá onde os índices econômicos e sociais avancem lado a lado com os índices ambientais. Não se trata apenas de explorar petróleo, mas de criar novas oportunidades para todos, sempre com responsabilidade e visão de futuro”, afirmou.
Ele lembrou que o Amapá é o estado mais preservado do Brasil, com 73,5% do território protegido por instrumentos legais. Contudo, ressaltou que esse dado contrasta com a realidade socioeconômica local, onde 51% da população está inscrita no Cadastro Único do Governo Federal. “Esse cenário é inaceitável e precisa ser transformado”, pontuou.
Esta foi a segunda participação de Josiel em uma COP como presidente do Sebrae Amapá e suplente de senador. Ele reiterou a importância de defender as necessidades dos povos amazônidas em debates globais.
“Estamos enviando uma mensagem errada ao mundo sobre a Amazônia. Defendi isso na COP28, em Dubai, e volto a defender agora na COP29. Na COP30, que será realizada na Amazônia pela primeira vez, teremos a oportunidade de discutir o futuro dos amazônidas com um amazônida sentado à mesa”, concluiu.
Foto: Reprodução