Prefeitura de Pedra Branca assina termo de cooperação com Ueap para elaboração de inventário da Resex Brilho de Fogo
Uma parceria, assinada hoje (14/1), entre a Prefeitura Municipal Pedra Branca do Amapari e a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) irá possibilitar a realização de inventário florestal da Resex Beija-flor-brilho-de-fogo, que pertence ao município de Pedra Branca. O inventário possibilitará que a Universidade do Estado faça o estudo de elaboração do Plano de Manejo Florestal da Reserva Extrativista, que revelará o potencial natural madeiro e não-madeiro presente na região, como a presença de cipós, óleos, castanhas, resinas e frutos silvestres, entre outros.
De acordo com o vice-prefeito Marcelo Pantoja, o aporte financeiro para que a Ueap possa realizar a pesquisa será feito por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É um importante passo que deverá contribuir com a gestão florestal no município e também para ampliar o intercâmbio com pesquisadores e especialistas de todo o mundo. Com o inventário, será possível realizar uma pesquisa ou fazer uma identificação de qualquer lugar do mundo”.
A cerimônia ocorreu no auditório da Ueap e contou com a presença do vice-prefeito de Pedra Branca do Amapari, da reitora da instituição, Prof.ª Dra. Kátia Paulino dos Santos e do secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Araújo.
Resex
A Reserva Extrativista (Resex) Municipal Beija-Flor Brilho-De-Fogo é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável. Seu nome é em virtude da ocorrência na região de uma das mais bonitas espécies de beija-flor do Brasil, o Brilho de Fogo (Topaza pella). Localizada no sudeste do município de Pedra Branca do Amapari, faz limite ao sul com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru; a oeste com a Terra Indígena Wajãpi; ao norte e a leste com a Floresta Estadual do Amapá; e a sudoeste com os Projetos de Assentamento Pedra Branca e Munguba.
Texto e fotos: Ascom/ Prefeitura de Pedra Branca do Amapari