Macapá terá primeiro posto para abastecer veículos elétricos gratuitamente; obra será entregue em dezembro pela CEA Equatorial

O primeiro eletroposto de recarga pública para veículos elétricos do Amapá está em construção na entrada do píer de Santa Inês, em Macapá, e estará disponível 24 horas, gratuitamente. A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e conta com o investimento da CEA Equatorial, visando promover a mobilidade elétrica na capital. A obra teve início em novembro e será entregue em dezembro deste ano. 

Para Christian Monte, Engenheiro de Eficiência Energética da CEA Equatorial, o posto de recarga reforça o compromisso do Grupo Equatorial com a sustentabilidade na cidade. “Esse é um novo modelo de transição energética no Brasil. A presença de veículos elétricos está aumentando em Macapá, e nossa distribuidora apoia o uso de transportes que não emitem gases poluentes. Em breve, faremos a entrega do primeiro posto de abastecimento elétrico,” destacou Monte.

O modelo integra o projeto E+ Mobilidade, que incentiva a eletrificação de veículos. O programa já disponibilizou veículos elétricos para uso público e um laboratório móvel para a Universidade Federal do Amapá, que coleta dados sobre o desempenho desses automóveis na região.

A mobilidade elétrica consiste na utilização de veículos movidos exclusivamente a eletricidade, uma tendência mundial que busca reduzir emissões e melhorar a mobilidade urbana.

O eletroposto de Macapá funcionará com energia solar, oferecendo uma alternativa limpa e renovável para abastecimento, e promovendo o uso de frotas sustentáveis na cidade. A estação contará com dois pontos de recarga de 23 kW, capazes de abastecer dois veículos elétricos simultaneamente. Esses carregadores são semi-rápidos e possibilitarão carregamentos entre 3 e 6 horas, dependendo do modelo da bateria do veículo elétrico.

Fotos: CEA Equatorial/Divulgação