Período de defeso no AP começa nesta sexta para 21 espécies de peixes

A partir de sexta-feira, 15 de novembro, inicia o período de defeso de 21 espécies de peixes, proibindo a pesca até 15 de março de 2025. A medida visa proteger as espécies durante a piracema, período de reprodução dos peixes em rios e lagos do estado.

O defeso segue as normas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além da pesca, o transporte, comercialização, beneficiamento e industrialização dessas espécies estarão sujeitos à fiscalização para garantir a preservação.

As espécies abrangidas incluem Aracu, Piau, Curimatã, Pacu, Traíra, Apaiarí, Pirapitinga, Piranha, e outras que habitam as bacias dos rios Amazonas, Araguari, Flexal e seus afluentes. As espécies Piramutaba e Tambaqui já estão em defeso desde setembro e outubro, com restrições até março de 2025.

Isentos da proibição

A pesca científica, a pesca amadora licenciada (até cinco quilos e um exemplar), e a de subsistência (até dez quilos por dia) são permitidas. O pescado de pisciculturas licenciadas ou de regiões com defesos diferenciados também pode ser comercializado, desde que com a documentação necessária.

Empreendedores que possuam estoques capturados antes do defeso devem registrá-los na Sema até 18 de novembro, conforme orientado pelo coordenador de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, Bruno Esdras.

Foto: Arquivo/GEA