COP29: Clécio Luís lidera comitiva do AP e firma parceria ambiental com a França

Na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, o governador Clécio Luís iniciou as atividades oficiais em defesa do meio ambiente, representando o Amapá em discussões globais. Nesta terça-feira, 12, o governador participou de uma reunião bilateral com Salina Grenet-Catalano, diretora dos Assuntos Globais do Ministério das Relações Exteriores da França, país cuja maior fronteira com o Brasil é o território amapaense.

Durante o encontro, Clécio buscou fortalecer uma aliança estratégica para promover um modelo sustentável de desenvolvimento econômico no Amapá, alinhado à preservação ambiental.

“O Amapá é um exemplo para o mundo. Viemos pedir que a França seja parceira na concretização de um modelo ético de desenvolvimento sustentável e preservação das florestas. Estamos juntos na Amazônia. Queremos que essa cooperação preserve o meio ambiente mas que desenvolva as comunidades que protegeram esse mesmo meio ambiente. Caso contrário, a gente vai continuar vivendo uma realidade insustentável”, afirmou.

Salina Grenet-Catalano destacou a sinergia entre as políticas do Amapá e as diretrizes francesas, reforçando a importância de uma abordagem que una meio ambiente e economia, como previsto na Cúpula de Paris.

“A COP29 precisa ser uma COP financeira, que permita o nível de ambição necessário para enfrentar a mudança climática e preparar o ‘terreno’ para o sucesso da COP30 no Brasil”, declarou a representante francesa.

Fotos: Maurício Gasparini/GEA