Operação conjunta das polícias civis do AP e PI prende trio suspeito de fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro

Na quarta-feira, 6, uma operação integrada entre as polícias civis do Amapá e Piauí resultou na prisão de três homens investigados por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação, coordenada pela Delegacia de Repressão à Fraude Eletrônica de Macapá (DRFE), contou com apoio da Delegacia Regional de Parnaíba, no Piauí.

O grupo operava a partir de Parnaíba-PI e aplicava golpes em escala nacional. Eles contatavam vítimas se passando por funcionários bancários e alegavam que as contas estavam sendo invadidas, induzindo as pessoas a transferir seus valores. A análise dos extratos bancários dos envolvidos, com quebra de sigilo autorizada pela Justiça do Amapá, confirmou o esquema.

Um dos suspeitos já estava preso no sistema penitenciário piauiense e, aparentemente, recrutou os demais para integrar uma rede de contas usadas para movimentar e redistribuir rapidamente os valores recebidos, dificultando o bloqueio dos montantes pelos bancos.

A operação, batizada de “Mandu Ladino” em homenagem ao líder indígena piauiense do século XVIII, ressalta a importância da cooperação interestadual no combate a crimes cibernéticos, já que os golpistas fazem vítimas em diversas regiões do país.

Foto: PC/Divulgação