Selo Unicef: Sete municípios do AP são reconhecidos por avanços nas condições de vida de crianças e adolescentes
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou na quarta-feira, 6, as 923 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil que mais avançaram nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. As cidades premiadas, que somam mais de 8 milhões de jovens de 0 a 19 anos, superaram a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos significativos para a infância e adolescência – e foram agraciadas com o Selo UNICEF.
No Amapá, os municípios que conquistaram o selo foram Macapá, Santana, Amapá, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Porto Grande e Vitória do Jari.
Essas cidades se destacaram ao priorizar o cuidado com a primeira infância e adolescência, aprimorar a educação – da creche até a inserção de jovens no mercado de trabalho –, promover a saúde física e mental, incentivar hábitos de higiene e garantir acesso a água limpa. Além disso, trabalharam para proteger crianças e adolescentes contra a violência e assegurar proteção social a famílias vulneráveis, especialmente as pertencentes a povos e comunidades tradicionais.
Foto: Unicef BRZ/Raoni Libório