Líderes representantes do Amapá se reúnem com Petrobras para tratativas sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial

O governador do Amapá, Clécio Luís, o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (AP), e o coordenador da bancada federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP), reuniram-se nesta sexta-feira, 1º de novembro, com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para avançar na pesquisa de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

“Foi uma reunião muito importante e proveitosa uma vez que a Petrobras entende a importância da possibilidade de pesquisarmos a exploração de petróleo; uma riqueza que é do povo brasileiro e que precisa ser revestida em emprego, geração de renda e melhor qualidade de vida. Para nós, amapaenses, é um sonho termos essa pesquisa e a exploração e transformar todo esse benefício para a sociedade”, afirmou Davi.

O processo enfrenta entraves com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que recentemente solicitou mais informações da Petrobras para avaliar o novo pedido de licença, após um indeferimento inicial em maio de 2023.

A Petrobras se prepara para iniciar a perfuração de teste, aguardando apenas a autorização do Ibama. A empresa também destacou sua estrutura para a proteção ambiental, com 100 profissionais dedicados, 12 embarcações exclusivas, sistemas avançados de contenção de vazamentos e mecanismos de resgate de fauna em caso de acidentes. “A Petrobras reitera sua total confiança e compromisso com a Margem Equatorial do Amapá. Vamos transformar esse potencial em riqueza para a população”, reforçou Magda Chambriard.

A Margem Equatorial Brasileira é considerada promissora, especialmente pela similaridade geológica com bacias sedimentares das Guianas e do Suriname, regiões onde recentes descobertas de petróleo e gás já resultaram em produção comercial. “Precisamos e vamos nos posicionar fortemente em defesa da exploração na Costa do Amapá, que trará benefícios significativos para nossa população”, declarou o governador Clécio Luís.

O senador Randolfe Rodrigues também reafirmou a determinação do estado em não abrir mão do direito de conduzir essa pesquisa exploratória para conhecer o potencial energético da região.

Foto: Divulgação