Governador Clécio Luís e Ministro Paulo Teixeira aceleram transferências de terras para o Amapá
Nesta quinta-feira, 31, o governador Clécio Luís se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, em Brasília (DF), para acelerar a transferência definitiva das terras da União para o Amapá. Com oito glebas restantes, o estado está na fase final do processo, já somando a matrícula de 2 milhões de hectares em 12 áreas regularizadas.
Nos próximos 60 dias, reuniões com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e a Casa Civil estão previstas para concluir a transferência das glebas restantes. As áreas situadas próximas às rodovias estaduais e federais estão sendo priorizadas, por serem consideradas estratégicas para o desenvolvimento agrícola.
“Aqui em Brasília, o Amapá recebe excelentes notícias. Estamos nos ajustes finais para transferir as últimas glebas ao Estado e, finalmente, repassá-las aos seus verdadeiros donos. Estamos muito próximos de resolver essa questão e realizar a entrega definitiva das áreas restantes”, afirmou Clécio Luís.
Durante a reunião, o ministro Paulo Teixeira também se comprometeu a implementar no estado o programa “Florestas Produtivas”, que beneficiará agricultores familiares de comunidades tradicionais. Ele anunciou ainda que uma visita do presidente Lula ao Amapá está sendo organizada para uma grande entrega de terras.
“Queremos que o nosso líder maior, o presidente Lula, esteja presente, junto com o governador Clécio, o senador Randolfe e todos os políticos amapaenses para que possamos fazer uma entrega significativa das terras ainda este ano”, enfatizou o ministro Paulo Teixeira.
Fotos: Albino Oliveira/Ascom MDA