Morre o escritor, músico e sociólogo Fernando Canto aos 70 anos

Faleceu nesta terça-feira, 29, o escritor, poeta, músico e sociólogo Fernando Canto, aos 70 anos, vítima de complicações decorrentes de câncer. Com uma carreira marcada pelo talento e dedicação à cultura, Fernando é autor de mais de 18 obras, incluindo contos, crônicas e poesias, além de pesquisas sociológicas e antropológicas.

Figura destacada no cenário cultural, Fernando Canto estava entre os autores que seriam homenageados na Folia Literária Internacional do Amapá, marcada para ocorrer de 7 a 10 de novembro, em Macapá. Em seu estande, uma sessão de autógrafos celebrará seu legado literário.

Nascido em Óbidos (PA) em maio de 1954 e radicado em Macapá, Fernando Canto era também presidente da Academia Amapaense de Letras e membro do Conselho Editorial do Senado, além de compositor e fundador do Grupo Pilão, um importante movimento cultural amapaense. Em seus livros, como Os periquitos comem manga na avenida e O Centauro e as Amazonas, o autor consolidou uma obra que une poesia, história e o amor por sua região

Fotos: Albenir Sousa/Arquivo Secom GEA