Amapá Jazz Festival: 16ª edição inicia nesta quinta com atrações locais e nacionais
O Amapá Jazz Festival chega em sua 16ª edição e monta o palco para a apresentação de 12 atrações locais, nacionais e internacional, em frente à Casa do Artesão, às margens do rio Amazonas, na Beira rio.
Serão três dias de música instrumental e regional, gratuitos, no evento que em 2024 presta uma homenagem à Amazônia e ao músico José Maria Cruz, um dos mais virtuosos violonistas do estado. A programação inicia dia 24, e segue nos dias 25 e 26, sempre a partir das 19h.
O festival ja faz parte do calendário cultural do Amapá, e já é uma tradição esperada pelo público, que se prepara para o evento com antecedência, nas prévias do Jazz na Calçada, que acontecem aos sábados, a partir do mês de julho.
Fineias Nelluty, criador e organizador do festival, explica que a preparação é importante para consolidar o público e chamar mais pessoas para conhecer o evento. “O festival tem início em outros projetos menores para popularização da música instrumental e formação de plateia. E continuamos com essa receita porque ela é sucesso e já incentivou a formação de novos grupos, e carreiras solo de músicos amapaenses”.
Estão confirmados músicos de renome nacional, como Ney Conceição, Cristóvão Bastos, Renato Braz, Patrícia Bastos, Vanessa Moreno, e de renome internacional receberemos Ivan Mazuze(Noruega), e os grupos Amazon Music, Coletivo Tapajós, Jam Jazz na Calçada, Grupo Ecore, Marrecos Land. A artista Brenda Melo, Israel cardoso, e o homenageado, José Maria Cruz, também estarão no palco.
O tema Amazônia é um alerta para a urgência em preservá-la, e para firmar o compromisso com o meio ambiente, o Amapá Jazz Festival será o primeiro do estado a agregar a cultura à compensação de carbono, visando a redução dos impactos causados pelos gases de efeito estufa, como aquecimento global e mudanças climáticas. “Temos que primar pelas boas práticas, e com o apoio da Unitcarbon, estamos incentivando a compensação”, disse Nelluty.
O evento tem o patrocínio do Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Cultura (Secult) e apoio do Sistema Diário de Comunicação, KNN Idiomas e Unitcarbon. A realização é do instituto Ói Nóis Aqui.
Acompanhe a programação:
Quinta-feira – 24 de outubro
A partir de 19h:
- Amazon Music
- Israel Cardoso
- Coletivo Tapajós
- Jam Jazz na Calçada
Sexta-feira – 25 de outubro
A partir de 19h:
- Zé Maria Cruz
- Ivan Mazuze
- Cristóvão Bastos, Renato Braz e Patrícia Bastos
- Ney Conceição
Sábado – 26 de outubro
A partir de 19h:
- Grupo Ecore
- Marrecos Land
- Vanessa Moreno – com participação de Tarcísio Santos
- Brenda Melo
Por Mariléia Maciel/Assessoria de Comunicação