Polícia Civil do AP indicia dez pessoas em investigação sobre golpe de falsa venda de materiais de construção

Na segunda-feira, 21, a Delegacia de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE) indiciou 10 pessoas pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência no começo do ano, quando uma pessoa relatou ter sido vítima de um golpe envolvendo uma falsa venda de materiais de construção. O anúncio, publicado no Facebook, usava indevidamente a imagem de uma loja legítima, causando um prejuízo superior a R$ 4 mil à vítima.

Durante as apurações, foi constatada a participação de 10 envolvidos, sendo sete internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e dois visitantes. O grupo operava um esquema de difusão de valores provenientes de estelionatos digitais, realizando transferências quase imediatas entre diversas contas bancárias. Foi descoberto que os internos abriram mais de 60 contas bancárias de dentro do presídio para movimentar o dinheiro obtido ilegalmente.

O inquérito foi encaminhado à Justiça, e, se condenados, os indiciados poderão enfrentar penas de até 21 anos de reclusão.

Fotos: PC/Divulgação