Governo lança obra para transformar antigo Macapá Hotel no primeiro Hub de Inovação do AP

Nesta segunda-feira, 14, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a ordem de serviço para o início das obras do primeiro Hub de Inovação do Estado, localizado no antigo Macapá Hotel, na orla da capital. O projeto, parte do Plano de Governo, busca revitalizar o espaço e promover o desenvolvimento local por meio da inovação.

O antigo Macapá Hotel será requalificado para abrigar coworking, laboratórios, salas de reunião e auditórios, proporcionando um ambiente para capacitações, eventos, encontros entre empresas e investidores, além de mentorias. Segundo o governador, o projeto combina o resgate histórico com a visão de futuro, ao transformar o local em um centro para startups e empresas de tecnologia.

“Essa obra é muito importante, porque restaura, revitaliza e dá uma nova destinação para o Macapá Hotel. Uma parte mais antiga será o Hub de Inovação, que vai ser um hotel para startups, empresas de tecnologia, de inovação. E na outra área, mais atrás, nós iremos construir um prédio moderno para hospedar pessoas, seguindo todos os parâmetros atuais de hotelaria. Estamos iniciando um processo híbrido que, ao mesmo tempo, é de resgate, mas também aponta para o futuro”, destacou Clécio Luís.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, destacou a prioridade do governo em criar estruturas modernas que apoiem a inovação e o desenvolvimento empresarial no estado.

“Investir em inovação é investir no desenvolvimento do estado, por isso, o Governo do Amapá está tratando como prioridade a construção deste hub, que será um verdadeiro complexo com estruturas modernas e adequadas para contribuir com a realização de pesquisas, estudos, empresas e negócios, em qualquer estágio que estejam”, disse.

A obra faz parte de um complexo turístico maior, que abrange também outros prédios históricos da orla de Macapá, com previsão de conclusão para 2025.

David Covre, secretário de Infraestrutura, reforçou que o prédio passará por uma reforma completa, proporcionando à população o uso de um espaço totalmente renovado e funcional. 

“Vamos vai resgatar alguns elementos históricos do antigo Macapá Hotel. Hoje, efetivamente, iniciamos as obras para requalificar completamente o prédio, que vai receber telhado novo, parte elétrica toda nova, instalações hidro-sanitárias, esquadrias e piso. Com a restruturação dessa área, o povo amapaense vai poder usufruir de novo desse prédio”, ressaltou.

Fotos: Maksuel Martins e Lidiane Lima/GEA