Amadeu Cavalcante e Osmar Júnior celebram 35 anos do álbum ‘Sentinela Nortente’ com show especial; ‘é um disco histórico’
Os cantores Amadeu Cavalcante e Osmar Júnior celebram nesta sexta-feira, 11, os 35 anos do álbum “Sentinela Nortente”, projeto que marcou o início do Movimento Costa Norte e se tornou um ícone na história da Música Popular Amapaense (MPA).
O show especial será realizado a partir das 22h no Rod’s Bar, localizado no Complexo do Araxá, em Macapá, e contará com a participação de outros grandes nomes da MPA, como Val Milhomem, Zé Miguel e Joãozinho Gomes.
O álbum
“Sentinela Nortente”, lançado em 1989, é considerado a “pedra fundamental” do Movimento Costa Norte, influenciando toda uma geração de músicos e poetas amapaenses. Osmar Júnior, que produziu e compôs a maior parte do disco, destacou a importância do projeto: “É um álbum histórico, um disco que fizemos para o povo do Amapá, pro povo da Amazônia.”
O álbum trouxe à tona as influências culturais e musicais da região, incluindo o Marabaixo e o Batuque, manifestações tradicionais do Amapá, além de explorar ritmos afro-caribenhos e brasileiros.
A voz ímpar de Amadeu Cavalcante e as letras de Osmar Júnior ecoaram o orgulho da identidade amazônica e foram um ‘grito’ por visibilidade e valorização da cultura local. “Canta nossas influências fronteiriças em ritmo e história, em miscigenação e lutas… em verde e infelizmente devastação. Somos aqui os sentinelas, cantamos a nossa terra”, refletiu Amadeu.
O show promete reviver canções como “Kizomba”, “Ave de Rapina”, “Coração Tropical”, “Tajá”, “Sentinela Nortente” e outras faixas que se tornaram clássicos da música regional, mantendo-se atuais e relevantes até os dias de hoje.
Serviço
Evento: 35 anos do álbum ‘Sentinela Nortente’
Data: Sexta-feira, 11 de outubro
Horário: 22h
Local: Rod’s Bar, Complexo do Araxá
Confira o recado dos cantores Amadeu Cavalcante e Osmar Júnior:
Fotos: Arquivo/Sentinela Nortente