‘Trocando as lentes para ressignificar vidas’: DPE-AP expõe obras de artes produzidas por adolescentes em medida socioeducativa

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) promove, pela primeira vez, a exposição “Trocando lentes para ressignificar vidas”, composta por 25 obras produzidas por adolescentes do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina da Fundação da Criança e do Adolescente (FCria).

A abertura do evento acontecerá nesta quinta-feira, 10, às 10h, na galeria da Sede Administrativa da DPE-AP, em celebração ao mês das crianças. A exposição ficará em cartaz até o fim de outubro.

O Projeto de Arte Educação, iniciado em outubro de 2020 pela FCria, visa desenvolver as habilidades cognitivas e socioemocionais dos adolescentes em cumprimento de medidas de internação. Através da arte, os jovens têm a oportunidade de fortalecer os laços familiares, repensar seus projetos de vida e explorar o empreendedorismo de maneira sustentável.

A exposição conta com 20 pinturas e 5 esculturas, estas últimas feitas com a técnica de papietagem, que consiste em colar camadas de papel picado sobre uma estrutura. As obras refletem os sonhos e as perspectivas dos adolescentes para o futuro, enfatizando a importância do processo criativo. As criações foram inspiradas em artistas renomados como Jackson Pollock e Beatriz Milhazes, destacando o autoconhecimento e a autorreflexão.

O projeto busca promover a inclusão social através da arte, proporcionando experiências lúdicas, terapêuticas e criativas que podem transformar a vida desses jovens.

Foto: DPE-AP/Divulgação