Outubro Rosa: Residenciais de Macapá recebem ações de prevenção ao câncer de mama; ‘atendimentos com clínico geral e agendamento de consultas’
As Secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e da Habitação promovem, a partir de sexta-feira, 11, serviços gratuitos de saúde nos residenciais Miracema, Vila dos Oliveiras e Macapaba, em Macapá. A programação faz parte da campanha nacional “Outubro Rosa”, que visa reforçar o combate e a prevenção ao câncer de mama.
No Miracema, localizado na zona norte, as moradoras terão acesso a diversos serviços das 8h às 13h, incluindo triagem, avaliação com clínico geral, agendamento para mamografia, além de atendimentos psicológicos e nutricionais. A expectativa é que cerca de 200 mulheres sejam atendidas somente nesse local.
No sábado, 26, os atendimentos ocorrerão nos residenciais Macapaba, também na zona norte, e Vila dos Oliveiras, na zona sul, das 8h às 12h30. A iniciativa busca proporcionar cuidados e orientações importantes para a saúde das mulheres da região.
“O maior público dentro dos residenciais são mulheres chefes de família. O objetivo é alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e promover o acesso a serviços dentro dos residenciais”, explica a coordenadora de Habitação da Sehab, Karen Priscila.
Além dos serviços oferecidos nos residenciais, estão sendo disponibilizados exames gratuitos de mamografia no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) para mulheres com idades entre 40 e 69 anos como parte da campanha Outubro Rosa.
As agendas para os exames são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com um máximo de 20 atendimentos por dia. Os resultados impressos dos exames são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.
Foto: Jhon Martins/GEA