Eleições 2024: operação de segurança vai mobilizar 1,2 mil agentes no AP
O plano estratégico de segurança para as eleições municipais no Amapá terá início neste sábado, 5, com rondas ostensivas que seguirão até a noite de domingo, 6, durante a apuração dos votos.
A operação contará com cerca de 1,2 mil agentes, dos quais 1.067 policiais militares de todos os batalhões foram mobilizados para atuar nos locais de votação. Até sábado, mais de 500 agentes serão deslocados para os municípios, enquanto 550 policiais atuarão em Macapá e Santana. Além disso, o efetivo das forças de segurança será reforçado com equipes nas centrais de flagrante da Polícia Civil e com 50 agentes responsáveis pelo policiamento preventivo e repressivo.
O Corpo de Bombeiros também estará presente, com 67 militares designados para prestar atendimentos de primeiros socorros e serviços pré-hospitalares. O Grupo Tático Aéreo (GTA) realizará sobrevoos nos municípios da região metropolitana de Macapá, Santana e Mazagão, monitorando possíveis crimes eleitorais de forma preventiva.
A ação é realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) e outras instituições estaduais e federais. O objetivo é garantir a tranquilidade do processo de votação para os 571.248 eleitores distribuídos nos 16 municípios do estado.
“Essa operação inicia com o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação e finaliza com a devolução das urnas para o TRE”, destacou o capitão Kleiton Pontes, porta-voz da Polícia Militar.
Foto: Márcia do Carmo/GEA