Feriado de 13 de Setembro: veja como fica o funcionamento de comércio e serviços em Macapá

Nesta sexta-feira, 13, é feriado alusivo à criação do ex-Território Federal do Amapá. Por conta da data, comércio e órgãos públicos terão horário de funcionamento alterado. Confira o que abre e o que fecha na capital.

Repartições públicas

Não haverá expediente, na sexta-feira, 13, em órgãos públicos do governo do estado. Apenas os serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, serão mantidos. A Prefeitura de Santana também não terá expediente na sexta.

Agências bancárias

Os bancos não abrirão no feriado. O atendimento ao público volta ao normal na segunda, 16.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também estarão fechadas na sexta, retomando as atividades normais na segunda, 16. O atendimento por meio do site gov.br/meuinss, aplicativo do Meu INSS, e pela central telefônica 135 estará funcionando normalmente.

Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) e CEA Equartorial

As agências e postos credenciados das duas concessionárias não estarão em funcionamento nesta sexta-feira. No entanto, os clientes que precisarem informar falta de energia podem utilizar o WhatsApp, pelo número (96) 3082-2949, onde serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da CEA Equatorial, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial.

Outra alternativa é acessar a agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br. Além disso, a Central de Atendimento 0800 096 0196 estará disponível 24 horas, todos os dias da semana, com ligação gratuita, oferecendo suporte aos clientes que precisarem de atendimento durante o feriado.

Comércio

No centro comercial, o varejo de gêneros alimentícios funciona das 7h às 0h de sexta. Os segmentos do comércio varejista de materiais de construção, elétrico e hidráulico abrem das 8h às 15h. Atacado de gêneros alimentícios, funciona das 8h às 13h.

Representantes comerciais, lojistas, varejista de móveis e eletrodomésticos, varejo de calçados e materiais de escritório e papelaria funcionam das 8h às 18h. Restaurantes, lanchonetes e similares funcionarão conforme as normas de cada município.

Não há restrição para o funcionamento de empresas do segmento de varejo de produtos farmacêuticos.

Shoppings

Nos shoppings: lojistas, varejista de móveis e eletrodomésticos, varejista de calçados, e materiais de escritório e papelaria funcionam de 12h às 22h.

Foto: Fecomércio-AP/Ascom