HE de Macapá passa a contar com neurocirurgiões 24h; homem de 39 anos foi primeiro paciente operado
O Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) em Macapá passa a contar com neurocirurgiões 24 horas. Com essa medida, o novo fluxo de atendimento para pacientes com doenças neurológicas elimina a necessidade de transferência para outros hospitais.
As cirurgias começaram no domingo, 1º de setembro, com três procedimentos realizados. O primeiro paciente, um homem de 39 anos, foi operado devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Anteriormente, os pacientes que necessitavam de cirurgia neurológica no HE aguardavam transferência para o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima. Agora, com uma escala fixa de seis cirurgiões na emergência, o atendimento se tornou mais ágil e eficiente.
Os procedimentos neurocirúrgicos tratam doenças do sistema nervoso central e periférico, incluindo aneurismas, tumores, malformações, hidrocefalia, e traumatismos.
“Nós corríamos contra o tempo quando algum paciente dava entrada no hospital precisando de neurocirurgia, porque primeiro prestamos o primeiro atendimento, estabilizamos esse paciente, para que ele consiga aguardar pelo procedimento. Com a cirurgia realizada no próprio hospital, nós, além de diminuirmos esse tempo de espera, damos mais chance de vida, podendo diminuir possíveis sequelas”, explicou o diretor do hospital, Emano Martins.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu tanto a escala dos profissionais quanto a aquisição de equipamentos e insumos necessários para que as cirurgias fossem realizadas no HE.
“Hoje o Governo do Amapá está com neurocirurgiões 24 horas presencialmente dentro do HE para realizar esse procedimento e garantir cada vez mais uma assistência completa e de qualidade. Implantamos um novo fluxo de atendimento para pacientes que necessitam passar pelo procedimento de neurocirurgia, fazendo com que eles já recebam imediatamente o atendimento do neurocirurgião e, se for necessário a cirurgia, o paciente já sobe para o centro cirúrgico para realizar o procedimento”, afirmou Carlos Sena, secretário adjunto de assistência hospitalar.
Novo tomógrafo
O Governo também adquiriu um novo aparelho de Tomografia Computadorizada para atender à demanda do HE de Macapá. Esse equipamento permitirá a realização de mais de 100 exames diários, aumentando a capacidade de atendimento.
O novo tomógrafo deve começar a operar no início de setembro. Enquanto isso, os pacientes serão atendidos em outras unidades, como o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) e o Hospital Estadual de Santana. Desde janeiro, foram realizados 14.673 exames de tomografia apenas no HE.
Foto de capa: Sesa/Divulgação