Campanha arrecada doações para famílias vítimas de incêndio no São Lázaro
Uma campanha está arrecadando doações para as famílias vítimas do incêndio que atingiu 12 casas, na noite de domingo, 11, em uma área de ressaca da Rua Dirceu Cordeiro Dias, no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá. Sete residências foram totalmente destruídas, e cinco ficaram parcialmente danificadas.
Cerca de 41 pessoas foram atingidas, entre crianças, adultos e idosos. Três ficaram feridas, e um idoso de 89 anos, identificado como Benedito Dias, morreu no local.
Doações
Quem quiser contribuir pode entregar as doações na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Odilardo Silva, nº 1944, Centro, esquina com a Av. Padre Júlio, ou diretamente no local do sinistro, na Rua Dirceu Cordeiro Dias, bairro São Lázaro, próximo ao Atacadão Maracá.
Assistência
As famílias atingidas estão recebendo atendimento dos programas “Acolher Amapá” e “Amapá Sem Fome” do governo do estado. Um levantamento socioassistencial foi realizado e direcionou as medidas assistenciais com a entrega de kit dormitório, com roupas e colchões, kit de alimento e kit de higiene pessoal. Além disso, foi feita a identificação das famílias que serão atendidas pelo “Amapá Sem Fome”, que garante a segurança nutricional.
As políticas públicas voltadas para essa assistência incluem ainda o suporte para a retirada de documentos, inserção no aluguel social e identificação das crianças para questões escolares.
A Polícia Científica realizou o cadastro imediato das pessoas que perderam o RG no novo sistema de emissão. As famílias serão priorizadas na emissão da Carteira de Identidade Nacional, prevista para iniciar ainda em agosto.
Nesta quarta-feira, 14, equipes da Prefeitura Municipal também distribuíram pacotes de água mineral, cestas básicas de alimentos, auxílio gás e atendimentos de Cadastro Único. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZU) realiza a limpeza da área, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) oferece consultas psicológicas, verificação de pressão arterial e entrega de medicamentos.
“Além da perda material, eu perdi meu avô. Receber esse apoio da assistência traz um pouco de conforto e é muito importante para nós diante dessa tragédia que estamos enfrentando”, comentou a operadora de caixa, Gabriela Carvalho, de 26 anos, e neta de Benedito Dias que morreu no local. O incêndio iniciou na casa do avô.
Foto de capa: Nayana Magalhães/GEA