Docas de Santana é destaque no prêmio Portos + Brasil que reconhece complexos portuários com excelência em gestão e movimentação de cargas

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou na terça-feira, 7, em Brasília, os vencedores da 5ª edição do prêmio Portos + Brasil, que destacou desempenho em movimentação de cargas, resultados financeiros e gestão eficiente.

A premiação tem como finalidade reconhecer os avanços obtidos pelos complexos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) no Brasil, além de incentivar a modernização dos portos.

Anualmente, os portos brasileiros são avaliados em nove categorias, como crescimento da movimentação total em portos públicos e TUPs; aumento na movimentação de granel sólido e líquido; expansão na movimentação de contêineres e carga geral; igualdade de gênero; ranking de avanço Igap e ranking geral Igap. Os três melhores colocados em cada categoria recebem a premiação.

A Companhia Docas de Santana (CDSA) conquistou o primeiro lugar no Ranking Avanço Igap. O Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap) mede os avanços e a eficiência na administração, sendo o principal indicador da gestão dos portos públicos no país.

O Porto de Santana também ficou em terceiro lugar na categoria Crescimento da Movimentação de Granel Sólido, graças a um aumento de 47,1% na movimentação desse tipo de carga em 2023, em comparação ao ano anterior.

Este é o terceiro ano seguido que a Docas de Santana se destaca na premiação, tendo conquistado o primeiro lugar em Crescimento da Movimentação Total dos Portos Públicos em 2022 e o terceiro lugar no Avanço IGAP em 2023.

O Portos + Brasil ainda contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário brasileiro, além de estimular melhorias na gestão e na modernização dos portos.

Confira os premiados:

  • Ranking Igap – Portos do Paraná / Suape Complexo industrial portuário governador Eraldo Gueiros;
  • Ranking Avanço Igap – Companhia Docas de Santana;
  • Crescimento da movimentação carga geral – Terminal portuário de Pecém;
  • Crescimento da movimentação contêineres – Portos RS – Porto do Rio Grande;
  • Crescimento da movimentação granel líquido – Terminal de Petróleo do Açu/Vast Infraestrutura;
  • Crescimento da movimentação granel sólido – Porto de São Francisco do Sul;
  • Crescimento da movimentação total dos TUPs – Cargil Agrícola/PA;
  • Crescimento da movimentação total dos portos públicos – Porto de São Francisco do Sul;
  • Igualdade de gênero – TUPs – Terminal de grãos Ponta da Montanha;
  • Igualdade de gênero – Portos Organizados – Docas/PB – Companhia Docas da Paraíba.

Fotos: PMS/Divulgação