Teve o veículo apreendido? Detran-AP orienta como realizar liberação
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) apontam que o estado conta mais de 9 mil veículos apreendidos nos pátios do órgão. Os veículos foram recolhidos por débitos e outras irregularidades durante fiscalizações .
Entre as principais infrações estão: a condução do veículo não licenciado, dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não portar veículo com placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O setor de liberação do Detran atende de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30. O proprietário deve apresentar documento oficial com foto e as informações do veículo. Após análise dos débitos vigentes, o dono realiza o pagamento das taxas e aguarda a compensação no banco.
Se o pagamento for realizado nos bancos conveniados com o Governo do Estado, o boleto compensa em até trinta minutos e o condutor já poderá sair do pátio com o bem.
O órgão lembra que o veículo apreendido e não reclamado pelo proprietário dentro de 60 dias, passa por avaliação e poderá ir a leilão, como recomenda o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O edital do primeiro leilão de 2024 será lançado ainda essa semana e será totalmente online. Serão 150 motocicletas disponíveis para arremate.
Foto: Fabiano Menezes/Detran