Comissão Mista Transfronteiriça: governo anuncia retomada das obras na BR-156
A 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França está sendo realizada no Amapá desde terça-feira, 11, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante o encontro, representantes dos dois países voltaram a debater sobre a conclusão da BR-156, mais especificamente o trecho norte que vai do município de Calçoene até o Oiapoque.
“Pela primeira vez, anunciamos em alto e bom som, que já temos a licitação, a empresa vencedora, o contrato já está assinado e, no mês de julho, o Governo Federal dará a ordem de serviço para a retomada das obras da BR-156. Teremos a estrada, no trecho norte, completamente pavimentada”, destacou o governador Clécio Luís.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que, em dezembro do ano passado, foi lançada a licitação para a obra. O pavimento está sendo trabalhado em dois lotes de recursos federais, o que equivale a 110 quilômetros dos 550 quilômetros da rodovia que inicia em Macapá e finaliza em Oiapoque.
Os investimentos são em torno de R$ 600 milhões, incluindo o processo de realocação dos indígenas que habitam as aldeias que ficam às margens da BR.
“Os indígenas serão realocados com toda uma infraestrutura que envolve escolas, postos de saúde, alojamentos, residências, saneamento básico, geração de energia e áreas de lazer para adultos e crianças, ou seja, irão para uma área que condiz com a necessidade daquela população”, disse o superintendente do Dnit, Marcelo Linhares.
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA