‘Viturde’: AP integra operação nacional de combate à violência contra a pessoa idosa
A Polícia Civil do Amapá integrou a operação “Virtude” de combate à violência contra a pessoa idosa, deflagrada nesta segunda-feira, 10, em todo o país. As ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas vão até o dia 12 de julho.
Promovida pelo Ministério da Justiça, a mobilização no Amapá será coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia da Capital com o apoio da Polícia Militar.
“Essa operação visa conscientizar a população, trabalhando em caráter preventivo e, principalmente repressivo. A operação vai estar inicialmente em Macapá e Santana, mas será expandida para diversas cidades do estado, abrangendo 14 municípios”, destacou Marko Scaliso, secretário adjunto de Segurança Pública.
De acordo com a delegada Livia Pontes, coordenadora estadual da “Virtude”, de janeiro ao começo do mês de junho, mais de mil boletins de ocorrência foram registrados em todo o estado.
“Foram 1030 ocorrências levantadas e registradas, e o que mais chama a atenção é o sujeito ativo da violação. Muitos desses crimes, principalmente o abandono, a negligência, a violência psicológica e financeira, são crimes praticados por pessoas próximas, como filhos, netos e sobrinhos”, disse a delegada.
Este ano, a guarnição da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar participa da iniciativa.
“A Patrulha Maria da Penha irá atuar principalmente no viés preventivo e educativo, levando palestras de conscientização para que essas informações consigam chegar à sociedade e a pessoa idosa possa saber dos seus direitos, denunciando qualquer situação de violência”, informou a tenente da PM Waldenice Nogueira, coordenadora do serviço.
Foto: Netto Lacerda/GEA