São João: CEA Equatorial orienta para os cuidados com rede elétrica durante as festas juninas
Com a chegada dos festejos juninos, a população volta a organizar os arraiais e festas de São João. Mas é preciso tomar alguns cuidados com a a rede elétrica. A CEA Equatorial alerta que decorações instaladas em locais inapropriados, fogueiras e brincadeiras sem supervisão podem causar problemas no fornecimento de energia, além de acidentes graves e até fatais.
Orientações para evitar riscos de danificar a rede elétrica ou provocar incêndios
- Sobre os famosos fogos de artifícios, é preciso ter uma atenção especial na hora de comprar e utilizar o material. Sempre devem ser adquiridos em lojas autorizadas e jamais devem ser manuseados próximos às pessoas ou à rede elétrica.
- As bandeirinhas são itens de decoração tradicionais, entretanto, é necessário pensar bem onde serão penduradas, pois, para a segurança de todos, não devem ser colocadas em fiações. Além disso, precisam estar a uma distância de, pelo menos, 4 metros da rede elétrica.
- Na hora de reunir os amigos e familiares para festejar no interior das residências, a recomendação do especialista é evitar o uso de extensões ou benjamins (o popular “T”) e, em caso de necessidade de ligar mais de um aparelho na tomada, o correto e mais seguro é utilizar os filtros de linha.
Necessidade de ligação provisória
- A CEA chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades.
- Caso haja necessidade de levar energia elétrica para o seu evento ou ponto de venda, solicite uma ligação provisória de energia. O pedido deve ser feito com cinco dias de antecedência em um ponto presencial de atendimento da distribuidora.
- Na solicitação, o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar, de acordo com a quantidade e tipo de equipamento que será utilizado, além de apresentar os documentos, endereço completo e aguardar o prazo de atendimento que é de até cinco dias úteis.
O que fazer em caso de acidentes?
- Caso venha a acontecer algum acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo número 0800 086 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192.
Imagem: freepik