Júnior Favacho apresenta requerimentos para inovações sustentáveis na Expofeira 2024
Por Ascom Deputado Júnior Favacho
Em uma iniciativa voltada para a modernização e sustentabilidade, o deputado estadual Júnior Favacho, presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), apresentou três requerimentos ao governo do Amapá, com o objetivo de transformar a Expofeira 2024 em um evento mais inovador e ecológico.
O primeiro requerimento propõe a criação de um espaço dedicado à tecnologia e inovação. O parlamentar argumentou que essa área será fundamental para conectar produtores rurais às soluções desenvolvidas por startups, facilitando o acesso às novas tecnologias. Ele lembrou que um levantamento do Sebrae mapeou 84 startups no estado, sendo Macapá a segunda capital da região Norte com o maior número.
“Costumo dizer que não é possível desenvolver o agronegócio no Amapá sem tecnologia. Queremos aproximar o campo das inovações tecnológicas que podem aumentar a produtividade e a eficiência dos nossos produtores rurais, além de estimular o empreendedorismo no estado,” destacou o deputado.
Em um segundo requerimento, Júnior Favacho solicitou a implantação de Sistemas de Energia Fotovoltaica nas áreas institucionais da feira. A proposta tem o intuito de promover a utilização de energia renovável e sustentável durante o evento. “A adoção da energia solar não só reduzirá os custos operacionais da Expofeira, mas também servirá como um exemplo de práticas sustentáveis que podem ser adotadas em todo o estado,” explicou.
O terceiro requerimento foca na gestão de resíduos durante a Expofeira. O deputado alertou para a necessidade da criação de ECOPONTOS espalhados pelo Parque de Exposições, destinados à coleta de materiais recicláveis, como papéis, plásticos e metais. “A implementação desses pontos de coleta é essencial para minimizar o impacto ambiental do evento e promover a conscientização sobre a importância da reciclagem,” afirmou.
Mulheres do Agro
Na última semana, Júnior Favacho já havia apresentado uma proposta de criação do espaço “Expofeira para Elas”. O objetivo é construir uma programação que destaque a importância da mulher no campo, no agronegócio e na agricultura familiar. Segundo o parlamentar, todas essas propostas seguem uma tendência consolidada em eventos nacionais e internacionais voltados para o agronegócio, e que podem ser replicadas no estado.