Madeira, arma de fogo e maquinários apreendidos: Polícia divulga balanço da operação ‘Protetor dos Biomas’ no AP
Divulgado nesta terça-feira, 4, o balanço de uma fase da operação “Protetor dos Biomas” deflagrada de 1º de abril a 1º de junho deste ano no Amapá. São ações de combate à criminalidade na Amazônia que fazem parte de uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No Amapá, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e envolvem Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros (CBM). A operação passou pelos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Porto Grande.
Desde o começo de abril, foram registradas 39 ocorrências, sendo 29 de desmatamento ilegal. Também houve apreensão de madeira, maquinários e armas de fogo. Na última semana de maio, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) esteve na zona rural de Porto Grande para investigar a quantidade elevada de alertas de desmatamento gerados pela plataforma Brasil Mais entre 2023 e 2024, principalmente em áreas de assentamento. Ao todo, foram verificados 25 pontos de desmatamento.
Números da operação:
- Um inquérito policial concluído
- 30 ações de fiscalizações efetivadas
- 68 locais de desmatamento detectados e vistoriados
- Uma arma de fogo apreendida
- Apreensão de 17 maquinários diversos, incluindo 12 tratores de esteira
Nesta semana, inicia uma nova fase da “Protetor dos Biomas” no estado e mais municípios receberão a ação. A Polícia Científica vai passar a integrar a atividade com o trabalho pericial das ocorrências registradas.
Fotos: Divulgação/Polícia Civil