Fecomércio AP lança portal e livro sobre turismo e apresenta diagnóstico do setor após seis meses de pesquisa
A Fecomércio Amapá por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/AP) divulgou nesta segunda-feira, 27, o resultado da maior pesquisa já realizada sobre o turismo no estado. O diagnóstico com a coleta presencial dos dados levou seis meses para ficar pronto e contou com a parceria do Sesc, Senac e Sebrae.
Foram coletadas informações e realizados registros fotográficos sobre os principais atrativos turísticos, meios de hospedagem e alimentação fora do lar nos 16 municípios amapaenses.
“Hoje lançamos esse diagnóstico do turismo, produzido a muitas mãos, com o objetivo de mostrar as principais dificuldades e as possíveis soluções para este importante setor da nossa economia. O próximo passo é trabalhar para que políticas públicas sejam planejadas e executadas com foco no desenvolvimento socioeconômico do Amapá”, destacou Ladislao Monte, presidente da Fecomércio/AP.
Na ocasião, foram lançados o portal e o livro do turismo no Amapá.
“Estou entusiasmado com o trabalho desenvolvido pela Fecomércio Amapá e pelo Cetur. Agora, é referenciar isso para todo o Brasil e fazer com que seja partilhado, potencializado e dado o devido norte”, disse Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA e Coordenador do Cetur Nacional.
Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador Clécio Luís, a Presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Aliny Serrão, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Desembargador Mário Mazurek, e o Presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, além de autoridades locais e nacionais.
“É um estudo muito importante, porque ele faz um diagnóstico do potencial e das ofertas turísticas do Amapá em todos os municípios”, ressaltou Clécio Luís.
O diagnostico servirá de base para projetos públicos e privados que contribuirão para o desenvolvimento regional do turismo no estado.
“Esse documento vem nortear as ações de qualificação, capacitação com as entidades, com as empresas do turismo, estimular o empreendedorismo, seus nichos de atuação, com ações certeiras para beneficiar esse segmento, importante para a geração de emprego, renda e para desenvolver os nossos estados”, pontuou Marcelo Queiroz, Presidente da Fecomércio do Rio Grande do Norte.
Fotos: Fecomércio/Divulgação