Saiba como descartar corretamente o lixo para evitar acidentes com garis durante coleta em Macapá

Materiais como vidros, agulhas, pregos e seringas são extremamente perigosos se não forem descartados de forma correta. Além de ferir os garis, o material também pode machucar catadores e animais que mexem no lixo antes de ser recolhido.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) orienta que esse resíduos, mesmo que recicláveis, não podem ser descartados junto com o lixo comum.

Descarte correto

O recomendado é colocar os materiais como agulhas e lâminas de barbear dentro de um recipiente de material mais resistente, como garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão. 

Se for vidros quebrados, o ideal é enrolar os cacos em folhas de jornal ou colocá-los dentro de um recipiente vazio com tampa.

Com relação às latas de conserva e demais enlatados, basta empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, o que impede o risco de cortes.

Além disso, os resíduos armazenados em caixas devem ser identificados com a frase “Cuidado, material cortante” ou especificando qual o tipo de lixo como “Cuidado, vidro quebrado”. A sugestão é colocar tudo em letras grandes e bem visíveis.

Outra opção de descarte

Macapá disponibiliza um projeto que utiliza geladeiras recicladas como ecopontos para receber resíduos de vidro. O material é recolhido para uma empresa de reciclagem, que faz o reaproveitamento.

A coleta de lixo na cidade funciona conforme cronograma abaixo:

Zona Sul

Segunda, quarta e sexta-feira 

Zona Norte

Terça, quinta e sábado 

Áreas de Ressaca

Todos os dias

Fotos: Arthur Alves/PMM