Mulher tem reencontro com policiais que a salvaram durante acidente de trânsito em Macapá

Dezoito dias após salvar Dicilene Gonçalves, que apresentou asfixia por sufocação durante acidente de trânsito, o sargento Maciel e a soldado B. Costa, do Batalhão de Força Tática, reencontraram a mulher, nesta quarta-feira, 15, mas desta vez em uma missão bem mais especial. Eles resolveram fazer uma visita a Dicilene na residência dela, em Macapá.

O reencontro entre ela, o marido, e os militares foi momento emocionante. “Trouxeram a vida da minha esposa de volta, porque se não fosse eles, a minha esposa estaria falecida hoje”, disse Valber Sousa, marido da Dicilene, de 48 anos.

Valber Sousa, marido de Dicilene

O casal sofreu um acidente de trânsito, e a mulher foi salva pelos militares quando apresentava asfixia por sufocação por causa da obstrução das vias aéreas.

O acidente

Dicilene e o marido estavam de moto quando foram atingidos por um carro. O acidente aconteceu dia 26 de abril deste ano, por volta das 11h30, no cruzamento da Rua Santos Dumont com a Avenida Pedro Lazarino, zona sul da capital.

O sargento Maciel e a soldado B.Costa estavam cumprindo uma missão administrativa quando se depararam com o casal caído no chão. Foi quando em um dado momento, Dicilene, de 44 anos, começou a apresentar sufocação e perda de consciência por causa da obstrução das vias aéreas pela língua.

Os policiais realizaram a estabilização da coluna vertical e executaram a manobra chamada de “posição lateral de segurança” para desobstruir as vias aéreas. É uma técnica muita utilizada em situações de sufocamento para preservar a vida da vítima em casos de emergências respiratórias.

Funciona assim: posiciona a pessoa de lado, com a cabeça inclinada para trás e a boca voltada para baixo, e cria-se um canal aberto para o fluxo de ar. Foi assim que os militares conseguiram desobstruir as vias aéreas da Dicilene. (veja vídeo abaixo)

Embora tenha recuperado a respiração, ela permaneceu desorientada. Os policiais continuaram prestando os cuidados necessários até chegada da ambulância. Diciline foi socorrida ao Hospital de Emergência (HE) e hoje se recupera em casa.

Veja a entrevista com o sargento Maciel e a soldado B. Costa:

Vídeo abaixo mostra o momento em que Dicilene é socorrida:

Fotos e vídeos: Força Tática/Divulgação