‘Protetores do Bioma’: PC apreende caminhão que transportava madeira ilegal durante operação no Jari
A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) apreendeu durante a operação “Protetores do Bioma” um caminhão que transportava de maneira ilegal 223 peças de madeiras beneficiadas da espécie Angelim-pedra, muito utilizada no mercado de movelaria.
A apreensão aconteceu na quarta-feira, 8 de maio, no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, mas o resultado da ação só foi divulgado nesta segunda, 13.
Segundo o delegado Wellington Ferraz, as equipes da operação percorriam o Ramal do Boa Vista, quando se depararam com o veículo aparentemente abandonado.
“O caminhão e a madeira foram apreendidos. O responsável pelo transporte da carga foi identificado, tendo sido autuado pelo crime ambiental de transporte ilegal de madeira. A carga não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) e a madeira havia sido extraída de maneira ilegal”, disse o delegado.
A Polícia Civil realizou outras apreensões de madeira beneficiada no mesmo ramal.
“Outro ponto onde encontramos a madeira já beneficiada, ainda dentro do Ramal do Boa Vista, seria ponto de parada do caminhão apreendido. Conseguimos interceptar a carga antes de chegarem nela. Também visitamos pontos de desmatamento no município de Vitória do Jari”, concluiu.
Fotos: Polícia Civil/Divulgação