Operação Hórus desativa garimpo ilegal na região de Oiapoque norte do Amapá

Um garimpo ilegal às margens do Rio Cricou, no município de Oiapoque, no norte do Amapá, é fechado em mais etapa da Operação Hórus, coordenada por forças de seguranças estaduais e federais para combater crimes na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. Segundo a Polícia Civil, esse mesmo garimpo havia sido desativado há um ano em operação do Exército.

Nessa ação do “Hórus”, os policiais enfrentaram dificuldades de acesso à região.  Durante o percurso, foram apreendidas uma espingarda calibre 12 e 6 munições. Cerca de 30 garimpeiros conseguiram fugir.

“Transpomos oito cachoeiras para conseguir chegar a esse local, a 60 km de Oiapoque.  Como ficou escuro, tivemos que improvisar fogueira e dormimos em uma casa abandonada e velha da garimpagem.  Nossa voadeira virou em uma cachoeira, pernoitamos na floresta e retornamos quando amanheceu no dia seguinte. Durante o percurso destruímos alguns equipamentos do garimpo. Cerca de 30 garimpeiros fugiram pra mata” destacou Delegado Charles Corrêa, coordenador da operação.

VEJA O VÍDEO