Foragido do AP investigado por homicídio é preso no Pará

Uma ação conjunta das forças de segurança e inteligência do Amapá e Pará prendeu no sábado, 4, no bairro Marambaia, na cidade de Belém, um homem, de 30 anos, acusado de homicídio no município de Santana, em janeiro deste ano.

A operação envolveu a 1ª Delegacia de Polícia de Santana, Delegacia de Repressão a Fraude Eletrônica, Coordenadoria de Inteligência e Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Ciop/Sejusp) e a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) do Pará.

De acordo com o delegado Rogério Campos, titular da 1ª DPS, o acusado estava foragido do Amapá desde fevereiro deste ano, com mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Santana.

“Esse indivíduo é acusado de participar de um homicídio ocorrido no dia 13 de janeiro deste ano, no bairro Nova União, em Santana. As investigações demonstram que o crime foi motivado por briga entre grupos criminosos rivais. Logo após o crime, o acusado foi ao Ciosp de Santana e registrou um boletim de ocorrência informando que havia sido sequestrado por três indivíduos, os quais utilizaram o seu veículo para se deslocarem ao local do homicídio, sendo, em seguida, liberado pelos supostos sequestradores”, disse o delegado.

“Dois dias depois, a equipe de investigação capturou um homem, que confessou ter executado a vítima com disparos de arma de fogo e confirmou a participação do indivíduo que alegou ter sido sequestrado. Além de tentar criar um álibi ao registrar uma falsa comunicação de crime, o acusado entrou em contradições ao prestar depoimento e tentou embaraçar as investigações. Representei pela prisão preventiva do acusado, que foi deferida pelo Poder Judiciário. Através do serviço de inteligência e do trabalho integrado, conseguimos localizá-lo, retirando assim, mais um criminoso do meio social”, concluiu.

O homem preso será encaminhado ao sistema penitenciário paraense, onde aguardará ser recambiado para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Foto: Polícia Civil/Divulgação