Conjunto Macapaba enfrenta racionamento de água por causa do baixo nível de água nos poços

Para amenizar os impactos da baixa nos níveis de água dos poços de captação que fornecem água para os habitacionais Macapaba 1 e 2, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) iniciará na sexta-feira, 24, uma programação de racionamento na distribuição do produto, possibilitando que o líquido chegue com mais pressão às torneiras dos moradores em horário agendados. As medidas foram comunicadas às lideranças comunitárias durante reunião nesta quinta-feira, 23, no prédio da Companhia, com a presença da Defesa Civil.

Na ocasião, foi possível explicar que após cada período de bombeamento de água, é necessário que se aguarde a recuperação do nível dos poços para nova extração. Os horários de distribuição de água serão de 7h às 9h e das 19h às 21h. Um carro-pipa também fará distribuição de água às 11h e às 16h. Outra medida adotada até o fim do período de estiagem é a instalação de caixas d’água distribuídas em pontos estratégicos, para abastecimento da comunidade.

De acordo com o diretor Operacional da Caesa, João Paulo Monteiro, além da estiagem, outro fator agravante da baixa dos níveis de água é a quantidade de poços que tem sido perfurados na região. “É importante frisar que a comunidade não ficará sem água, porém com essa escassez, temos menos água para distribuir, por isso teremos que trabalhar em forma de revezamento para equacionar a demanda e a capacidade de extração de água dos poços”, justificou o gestor.

Texto: Ascom/ Gea