‘Desafio Liga Jovem’: Sebrae AP lança 2ª edição da competição nesta segunda

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza na manhã desta segunda-feira, 8, o lançamento da 2ª edição do “Desafio Liga Jovem”.

A iniciativa é voltada para jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, médio, profissional e superior, interessados em desenvolver competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança e outras habilidades.

O evento de lançamento acontece na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá.

O “Desafio Liga Jovem” é dividido em cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora e as fases estadual, regional e nacional.

A disputa ocorre em quatro categorias: Imagina – Para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Cria – Para alunos do Ensino Médio; Inspira – Para jovens da Educação Profissional; e Avança – Para jovens da Educação Superior.

“O Liga Jovem vai acontecer ao longo de todo o ano de 2024, com atividades presenciais e online. O Desafio conta com palestras, oficinas e mentorias com conteúdos ligados à inovação, ao empreendedorismo e a área de tecnologia. A iniciativa busca estimular a criatividade dos jovens amapaenses e colaborar para a criação de soluções para problemas enfrentados por esses jovens, seja na escola que frequentam ou na comunidade que estão inseridos. Nós queremos promover o desenvolvimento dos espaços e a transformação das realidades vivenciadas”, destacou Marília Correia, gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae.

Para participar, é preciso formar equipes entre 2 e 5 estudantes da mesma categoria. Além disso, é necessário que cada equipe tenha um(a) orientador(a) atuante na área da educação.

A novidade este ano foi a inclusão de alunos de nível 8º ano do ensino fundamental e superior.

Inscrições

As inscrições para o Desafio são gratuitas e devem ser realizadas no site oficial www.desafioligajovem.com.br, por meio do preenchimento de todos os campos obrigatórios. O prazo encerra no dia 7 de junho deste ano.

A 1ª edição da competição contou com a participação de 1.239 equipes e mais de 5 mil estudantes, com representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Amapá chegou à etapa final com o time ‘Mulheres de Fibra’, composto por quatro estudantes do terceiro ano de Edificações na Modalidade Integrada e uma professora orientadora do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O projeto apresentado foi uma telha sustentável produzida com a fibra do coco e material cerâmico. O produto recebeu proposta de produção na Bahia e em Angola.

Premiação

A etapa Estadual ocorrerá de forma on-line, com bancas de apresentação dos projetos ao vivo, entre os meses de agosto e setembro. Será realizada uma banca para cada categoria, de cada estado, totalizando 108 bancas.

A equipe melhor avaliada, de cada categoria do estado, seguirá para apresentar o projeto na etapa Regional. Serão premiadas quatro equipes por estado, uma por categoria, totalizando até 108 prêmios no total.

A premiação será de um vale presente de R$ 500 para cada participante e para o professor orientador de cada equipe vencedora da etapa Estadual.

A etapa Regional também será on-line, ao vivo, cujos participantes serão os vencedores da fase Estadual, de cada uma das quatro categorias, em cada um dos estados, tendo rodadas regionais, com apresentações dos projetos para as bancas.

A equipe vencedora dessa fase participará de missão técnica nacional, com datas posteriormente informadas. Seguirá para a etapa Nacional de forma presencial, a equipe mais bem avaliada em cada uma das quatro categorias, de cada região, totalizando 20 equipes, sendo até 120 participantes, que também receberão como premiação celulares smartphones para cada integrante e para o professor orientador.

Os projetos desenvolvidos até a etapa nacional serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios – Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.

Ao final da fase nacional – Missão Técnica Nacional (presencial), alunos e professores orientadores serão convidados para uma viagem, com todas as despesas pagas, para uma capital nacional de destaque no cenário de inovação e tecnologia, oportunidade única para os participantes aprenderem, crescerem e mostrarem as habilidades e ideias inovadoras.

Estudantes e professores orientadores das equipes vencedora, dessa fase serão premiados: Primeiro Lugar: Uma Missão Internacional de até 10 (dez) dias e notebook; Segundo Lugar: smartwatch; e Terceiro Lugar: Tablet.

Fotos: Sebrae/Divulgação