Tripulantes de navio do Exército passam por testagem para malária em Macapá

Tripulantes do navio corveta do Exército Brasileiro passaram por testagem para malária nesta sexta-feira, 29, em Macapá. A ação faz parte do plano estratégico de controle da doença do governo do Amapá para identificar e tratar os casos, além de evitar a propagação da malária nas comunidades ribeirinhas e áreas de difícil acesso.

O navio está percorrendo o rio Amazonas para auxiliar nas frentes de trabalhos de instalação de fibra óptica na região Amazônica.

A testagem foi realizada pelos profissionais do Laboratório Central (Lacen-AP) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O objetivo é garantir uma viagem mais segura da tripulação que seguirá com destino ao Pará. Os testes deram resultado negativo.

“Nós testamos cerca de 100 pessoas e o resultado sai na hora. Essa ação é necessária por orientação do Ministério da Saúde, onde todas essas pessoas que vão passar de um estado para o outro, precisam fazer o teste de malária. O resultado de todos foi negativo”, disse Jonas Ferreira, chefe da Unidade de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores da SVS.

Fotos: Glauber Tiriyó/GEA