‘Startup Day’: evento de fomento à inovação, bioeconomia e empreendedorismo supera expectativas no AP

Com uma programação simultânea em todo o Brasil, o Amapá realizou um dos maiores eventos de inovação do país, o Startup Day.

O evento ocorreu no sábado, 16, com inscrições gratuitas e com o objetivo de discutir investimentos, bioeconomia, tecnologia e fomentar o ecossistema de startups. O congresso aconteceu na sede dos Magistrados, na zona sul de Macapá.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, o evento desempenhou um papel crucial no cenário da inovação, no incentivo ao empreendedorismo e destacou a programação como uma oportunidade de mostrar as potencialidades do setor tecnológico amapaense.

“O Startup Day é um evento que busca valorizar esse ecossistema tão importante, priorizando o desenvolvimento do Amapá, um legado do Startup20. É fundamental destacar que isso fomenta toda a base tecnológica do estado, que é referência em nosso país”, disse.

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, declarou que o encontro colabora para a construção de um futuro mais promissor, que valoriza a periferia, a juventude e a inovação.

“Nós queremos a colaboração da CUFA, queremos investir em startups, em ideias pensadas e executadas por um olhar jovem e com empreendedores em espaços territoriais mais distantes da sede do Sebrae”.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, realizar o Startup Day num único dia, levar conhecimento de vanguarda e oportunidades de negócios para mais de 730 pessoas, gera um resultado imensurável no processo de transformação da economia, por meio da inovação.

“Os mais diversos temas, oportunidades e cases de sucesso de startups amapaenses foram apresentados no evento. Para nós do Sebrae é uma honra contribuir com os avanços do nosso Ecossistema de Inovação e geração de negócios inovadores”.

O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou a importância de estimular a inovação no setor empresarial do estado, valorizando a interseção da tecnologia e sustentabilidade para o futuro e o desenvolvimento do Amapá.

“Nós temos a certeza de que o Amapá vai alcançar novos níveis de empregos e empreendimentos inovadores. Não somente isso, vamos avançar nesse ecossistema agregando um elemento novo, que é a nossa Amazônia”.

De acordo com o senador Davi Alcolumbre, iniciativas como o Startup20, Startup Day e outros programas do Sebrae, significam mais oportunidades de crescimento para a população amapaense.

“Nós vamos firmar parcerias junto ao Sebrae para que, cada vez mais, o Amapá avance em busca de novas tecnologias. No Senado, estamos à disposição de qualquer situação que possibilite resultados mais positivos para o nosso estado”, afirmou.

Para o gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae (Unic), Bruno Castro, os resultados do Startup Day no Amapá foram fantásticos e podem ser celebrados.

“O ecossistema de inovação e empreendedorismo mostrou que, juntando forças, tudo é possível. O Sebrae esteve presente nas 27 Unidades Federativas, em 179 municípios, impactando 26.463 participantes, por meio de conteúdos, workshops, mentorias e conexões”, finalizou.

Startup

O Startup Day 2024 é um movimento do ecossistema de startups, contendo vários eventos altamente técnicos realizados, simultaneamente, nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, que visa fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae de suporte às Startups e como escalar um modelo de negócio inovador.

A programação de sábado contou coma a palestra de abertura do case de sucesso do Amapá Proesc: de zero a 150 milhões, proferida pelo CEO, Felipe Ferreira; o Painel O poder das CEO’s na Bioeconomia; Palestra Como escalar sua Startup com a nuvem, Will Sousa, Cloud Manager; Painel Como os Parques e Hubs alavancam o Ecossistema de Inovação na Amazônia; Palestra Crimes cibernéticos, o ambiente digital está protegido?, por Aurea Uchôa, Delegada da Polícia Civil: Crimes Cibernéticos;

O evento também contou com Painel Microbiota o tesouro no Ecossistema da Amazônia; Painel Principais tecnologias de Inteligência Artificial e como aplicá-las na sua empresa; Case de Sucesso da Rede Amazônica, pelo CEO Phelippe Daou Jr; Palestra Investimento da Amazônia para a Amazônia, Denis Minev, CEO da Bemol e Frank Portela, CEO da SouRev; e o Painel O poder da inclusão gera a inovação.

O evento foi idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em parceria com o Governo do Estado (GEA), Comunidade Tucuju Valley, Rede Amazônica, Amapatec, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Prefeitura Municipal de Santana (PMS) e o Instituto Federal do Amapá (IFAP).

A 10ª Edição do Startup Day é coordenada pela diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras; pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro; e pela gestora do Projeto Startup Amapá, Josseli Pantoja.

Por Ascom/Sebrae