RF começa a receber declarações do IR 2024 nesta sexta; AP terá plantão para esclarecer dúvidas
A Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda 2024, a partir desta sexta-feira, 15. O prazo segue até o dia 31 de maio.
O programa está disponibilizado para download desde o dia 12 de março. Os contribuintes que possuem conta gov.br nos níveis ouro ou prata podem optar por fazer a declaração pré-preenchida.
Essa modalidade já traz informações de rendimentos, despesas médicas, bens e direitos, dados bancários e de imóveis (imobiliárias e cartórios), que são carregadas automaticamente.
É obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023. No Amapá, mais de 115 mil declarações são esperadas este ano.
A partir de segunda-feira, 18, a Delegacia da RF em Macapá estará realizando plantão fiscal presencial para atender contribuintes com dúvidas sobre o Imposto de Renda. O atendimento será das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira.
Pagamento das restituições
As restituições do Imposto de Renda 2024 serão pagas em cinco lotes, sendo o primeiro liberado no dia 31 de maio deste ano, que também é a data limite para a entrega das declarações. Os demais serão pagos no último dia útil de cada mês, até setembro.
Terão prioridade no recebimento da restituição nessa ordem:
- Idosos a partir de 80 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX
Em todo o país, a Receita Federal vem estimulando a adesão à campanha “Sou Cidadão Solidário”, incentivando o contribuinte a destinar parte do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Para saber como fazer a destinação de parte do IR, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal.
Foto: RF/Arquivo