‘Startup20’: AP irá lançar editais que incentivam a bioeconomia e a produção científica
O Amapá sedia a partir desta sexta-feira, 23, o Startup20, maior evento de inovação e tecnologia do mundo. Durante o encontro, o Governo do Estado e outras instituições vão lançar editais de apoio e incentivo à produção científica e à bioeconomia.
O programa ‘Doutor Empreendedor’, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), será voltado para pessoas envolvidas em atividades acadêmicas e científicas. A iniciativa vai custear cinco projetos de pesquisa que apresentem, como produto final, o desenvolvimento de novas tecnologias, processos ou serviços.
Também será apresentada a prévia do edital do programa ‘Tecnova III’, uma parceria entre o Executivo Estadual e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, para auxiliar empresas amapaenses no desenvolvimento de produtos ou processos inovadores.
O encontro internacional inclui ainda a assinatura de uma Carta de Compromisso entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Governo do Estado para o investimento em recursos que possam viabilizar a criação do Hub de Inovação do Amapá.
Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o edital vai selecionar empresas novas da área industrial que apresentem projetos inovadores para o mercado. A iniciativa vai contemplar 10 startups do estado.
O Startup20 é realizado pela Associação Brasileira de Startups com apoio do Governo do Amapá e do Sebrae. O evento vai reunir mais de 600 pessoas, incluindo representantes de 19 delegações internacionais.
Foto: Arquivo/GEA