Amapá imuniza mais de 97% do rebanho contra a febre aftosa
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) divulgou nesta terça-feira, 20, o relatório oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada no Amapá de outubro a dezembro de 2023.
De acordo com os dados, a cobertura vacinal atingiu 97,32% dos 355 mil bovinos e bubalinos. A ação percorreu 1.441 mil propriedades rurais. Segundo o governo, é o maior percentual registrado dos últimos nove anos. Em 2022, o índice foi 95,12%.
Os números superaram também a meta estipulada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que era de 90%.
Segundo a Diagro, os municípios de Cutias do Araguari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Vitória do Jari alcançaram 100% de cobertura vacinal dos rebanhos.
“Para chegarmos a esses números, focamos em pontos específicos e no fortalecimento das equipes nos municípios que apresentaram dificuldades em campanhas anteriores. Trabalhamos muito próximo a associação dos pecuaristas e tivemos a prorrogação da campanha devido aos problemas da estiagem, tudo isso contribui para termos êxito neste processo”, destacou Álvaro Cavalcante, diretor-presidente do órgão.
Em dezembro do ano passado, o Amapá alcançou o status “livre de aftosa sem vacinação” trazendo ao estado a autonomia e liberdade de realizar o livre trânsito e comércio de bovinos, suínos, pequenos ruminantes e bubalinos para todo Brasil e o exterior.
Foto: Maksuel Martins/GEA