‘A Banda’: maior bloco de rua do AP deve reunir mais de 150 mil pessoas; veja trajeto

Como já é tradição, o maior bloco de rua do Amapá, “A Banda”, promete mais vez arrastar uma multidão na terça-feira gorda de Carnaval. A organização espera reunir mais de 150 mil foliões.

Os trios elétricos, os 9 bonecos gigantes e a criatividade dos brincantes prometem uma grande festa. Nos adereços de um dos bonecos, o bloco irá retratar a importância da inclusão de pessoas com deficiência e homenageia os 80 anos de criação do Amapá.

Um dos destaques nesta 59ª edição é o “Bloco Medida Protetiva” promovido pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, que reforça a importância do lema ‘Não é não’, contra a importunação sexual. 

“Este ano, A Banda também reforça o combate a qualquer tipo de preconceito ou assédio”, destacou Helder Savino, secretário do bloco.

Durante o trajeto, a Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS) fará a distribuição de mais de 20 mil preservativos masculinos por meio de dispensadores.

Trajeto 

A concentração será às 8h, na Avenida Iracema Carvão Nunes, no Centro de Macapá. O percurso inicia na Praça Veiga Cabral, passando pelas ruas Cândido Mendes, Henrique Galúcio, Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado e finalizando na Avenida Ernestino Borges, sede do Bloco.

Confira a programação

  • 9h – montagem dos bonecos
  • 12h – distribuição de caldo para a comunidade
  • 13h – saída para Praça Veiga Cabral
  • 13h30 – saída do bloco
  • 19h30 – previsão de término

“A Banda” surgiu em 1965, criada por um grupo de amigos, em um jogo de carteado. Ficou conhecida pelos bonecos com metros de altura. Ao todo, são nove personalidades homenageadas, além de cinco trios elétricos. Antes de o bloco iniciar sua passagem pelas ruas, a organização serve um caldo para garantir energia aos foliões. 

Segurança

O Plano Operacional de Segurança contará com mais de 450 agentes espalhados por todo o percurso. São cerca de 280 policiais militares, 100 bombeiros, 40 policiais civis, 31 profissionais da Polícia Científica, além do Grupo Tático Aéreo (GTA) e uso de drones para monitoramento.

Foto: Israel Cardoso/GEA

Na passagem da Banda, será ativada uma central de atendimento na 6ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Trem, para registro de boletim de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.

Além disso, profissionais do setor de inteligência estarão infiltrados entre os foliões realizando rondas.

Foto: Maksuel Martins/GEA