Hospitais de Macapá e Santana terão reforço no atendimento durante o Carnaval
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o atendimento nas unidades de saúde que atuam no serviço de urgência e emergência será intensificado durante todo o período de Carnaval.
O Hospital de Emergência (HE) e o Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte contarão com escalas extras de plantão e sobreaviso para reforçar as equipes multiprofissionais.
Veja como fica o atendimento
Hospital de Emergência de Macapá (HE)
No HE haverá revezamento de médicos a cada 4 horas para atender ambulatórios, porta de entrada clínico e de trauma.
Hospital Estadual de Santana (HES)
Em Santana, região metropolitana, a unidade referência no atendimento de traumas é o Pronto Socorro do Hospital Estadual adulto e infantil, que atuará com médicos plantonistas em cada turno. No período noturno haverá cinco técnicos de enfermagem na emergência adulto e três durante o período diurno.
Pronto Atendimento Infantil (PAI)
Os atendimentos seguem normalmente no PAI, com técnicos, enfermeiros e médicos em sua totalidade para atendimento 24 horas.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também montou logística de assistência aos pacientes para o Carnaval. Nesta sexta-feira, 9, e sábado, 10, duas ambulâncias de suporte avançado e um ponto fixo de saúde estarão de prontidão no Sambódromo de Macapá. O posto fixo é equipado com macas, medicamentos e itens.
Já para a passagem do Bloco “A banda”, serão disponibilizadas três ambulâncias, duas de suporte avançado e uma intermediária.
Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul
A Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul ficará responsável por receber os casos de média complexidade registrados pelas equipes do SAMU
Foto: Gabriel Maciel, Israel Cardoso e Jorge Junior/GEA