Macapá celebra 266 anos com missa, marabaixo e bolo de 50 metros
Macapá completa 226 anos de fundação neste domingo, 4. A data está sendo comemorada desde cedo com uma extensa programação. Pela manhã foi celebrada missa em ação de graças pelo padre Rafael Donneschi, na Catedral de São José, Centro da cidade. A celebração finalizou com o coral “Vozes do Coração”, composto por servidores da prefeitura, entoando canções da Música Popular Amapaense.
Logo em seguida, foi realizado o Encontro das Bandeiras que contou com a participação de grupos tradicionais como Marabaixo do Pavão, Marabaixo do Daniel, Herdeiros da Tradição, Berço das Tradições, Raízes da Favela, Estrela do Renascer e São Benedito do Coração.
Outro momento esperado foi o do corte do bolo de 50 metros. Centenas de pessoas se aglomeraram, só aguardando o sinal de liberação. Em poucos minutos, o bolo foi consumido pelo público.
Para a preparação da receita, foram utilizados cerca de 300 kg de farinha, 350 litros de leite e 3 mil ovos, além dos outros ingredientes. Uma equipe de quase dez pessoas foi necessária para a confecção do bolo.
Ainda neste domingo, foi entregue a Praça Povos do Meio do Mundo, monumento construído em homenagem aos povos indígenas, negro, caboclo e ribeirinho, que fica na Rodovia Josmar Chaves Pinto, área próxima ao Marco Zero do Equador.
A programação de aniversário segue à noite com shows de artistas locais e a atração nacional do grupo de samba e pagode Pixote.
Fotos: Merlin Pires /PMM