Amapá disponibiliza novo medicamento que simplifica tratamento do HIV

O Amapá já está disponibilizando o novo medicamento do SUS para tratamento do HIV, que é uma combinação dos antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg, tudo num único comprimido, ou seja, o novo remédio possibilita ao usuário fazer o tratamento com uma única dose diária.

O Estado recebeu 11.010 doses. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) distribuiu a medicação para o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e para a Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona na Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá. 

“Antes, o tratamento do HIV era feito com combinações de vários medicamentos, de diferentes classes, para suprimir efetivamente o vírus e retardar a progressão da doença. Agora, os pacientes têm a possibilidade de utilizar uma única dose diária”, destacou Claudia Monteiro, superintendente da SVS.

Dados do Sistema Nacional de Informações (Sinan) do Ministério da Saúde apontam que, em 2022, foram registrados 351 casos de HIV no Amapá. Em 2023, os números caíram para 170. Este ano, um caso foi comprovado.

Foto: Divulgação/Fiocruz