Vila de Mazagão Velho celebra 254 anos com programação religiosa e cultural
Na próxima terça-feira, 23, a vila de Mazagão Velho celebra 254 anos de história com uma programação diversificada que vai durar o dia inteiro. As homenagens começam cedo, às 5h com a alvorada festiva em frente à igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguida de missa, hasteamento de bandeiras e salva de tiros em saudação aos pioneiros mazaganenses.
A festa segue a tarde com apresentações musicais de diferentes estilos. À noite é a vez da celebração cultural que inclui o rufar dos tambores e o tradicional ‘vominê’, dança ao som das caixas dos guerreiros, que simboliza a comemoração da vitória dos cristãos sobre os mouros, encenado durante a festa de São Tiago em julho.
Estão previstas ainda apresentações de capoeira e marabaixo. O evento é organizado pela Prefeitura de Mazagão e conta com o apoio do Governo do Amapá.
“Essa festa está inserida no nosso planejamento anual e nós realizamos e organizamos cada detalhe com muito carinho porque assim nós fomentamos o empreendedorismo, atraímos turista para a nossa comunidade e ainda mantemos viva as nossas origens e memórias”, destacou Vera Nunes, secretária municipal de Cultura.
A vila que deu origem ao município de Mazagão é conhecida pelo seu extenso calendário de festas tradicionais, culturais e religiosas, sendo a maior delas, a Festa de São Tiago, no mês de julho, que mistura cavalhada, ritual religioso e teatro a céu aberto com encenação da tradicional batalha entre mouros e cristãos.
Foto: Gabriel Penha/GEA