Infestação de besouros é registrada no município de Amapá; veja o que diz o Instituto de Pesquisas Científicas

A infestação de besouros chamou a atenção de moradores do município de Amapá neste domingo, 7, e na manhã desta segunda-feira, 8. As imagens mostram uma quantidade intensa de insetos na região. 

Segundo o pesquisador do Iepa, Alexandre Jordão, da área da entomologia, ciência que estuda os insetos, o fenômeno não é comum para esta classe de besouros e há poucos registros no Brasil.  Jordão explica que a mudança de estação climática alterou a temperatura e a incidência de luz, ocasionando a infestação.

“Estávamos com falta de chuva, então o tempo secou bastante e a temperatura esteve muito elevada. A chuva apareceu nos últimos dias com mais intensidade. Estávamos na lua cheia com bastante luminosidade, que foi minguando e diminuindo. Com as nuvens cobrindo a lua, houve redução da luminosidade e, assim, os besouros foram atraídos para aquele local, que estava com refletor”, disse.

“O que assusta é a quantidade, que foi bastante intensa. Aquele local é de pecuária, onde se cultiva pastagem, rica em detritos, onde as larvas se desenvolveram”, concluiu.

De acordo com o Iepa, essa espécie de besouro não transmite doenças e também não causou danos às plantações.

Foto: Reprodução/Redes Sociais