Ciodes registra mais de 70 mil chamadas de urgência e emergência em 2023; veja balanço
O Governo do Amapá registrou mais de 70 mil solicitações de atendimento para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em 2023. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 3, e mostra chamadas de urgência e emergência feitas através dos números 190 e 193.
De acordo com os dados, cerca de 70% das demandas do Ciodes foram direcionadas para a Polícia Militar. Foram 47,5 mil solicitações, muitas relacionadas à poluição sonora.
O balanço aponta ainda mais de 16 mil chamadas para o Corpo de Bombeiros, a maioria pedindo suporte da corporação para ocorrências de acidente de trânsito, atendimentos pré-hospitalares e incêndios.
O Centro existe desde 2006 e é coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A unidade integra servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, e atende todos os 16 municípios do estado durante 24 horas.
“O Ciodes é onde a segurança pública se faz presente quando o cidadão está precisando de um atendimento, pedindo por socorro e recorre ao 193 e ao 190. E daqui [Ciodes] destacamos as viaturas para o atendimento para ajudar a nossa população”, destacou tenente-coronel Diego Alves, coordenador do Centro.
O relatório mostra também que em 2023 foram registrados 573 trotes. Um dos projetos de combate a esse tipo de crime é o Alôzinho que, após dois anos parado por causa da pandemia, foi reativado na atual gestão. O trabalho busca conscientizar a população, principalmente as crianças.
“Além do custo financeiro, que vai desde o deslocamento da viatura, de combustível, manutenção, o trote reflete também em prejuízos para a vida humana, pois deixamos de atender uma ocorrência verdadeira que pode evoluir até mesmo para a morte de quem realmente estaria precisando de atendimento de urgência e emergência naquele momento”, alertou.
Fotos: Márcia do Carmo/GEA e Sejusp